Tradicionalismo Gaúcho


 

Afinal, quem não associa o sul brasileiro a chimarrão e churrasco? Homens tradicionalmente vestidos com bombachas, lenço e chapéu! Tudo isso faz parte do imaginário social graças ao tradicionalismo gaúcho. Que é símbolo da região sul do país e que atraí centenas de turistas anualmente para conhecer não só as belezas naturais da região, como também entender melhor a cultura e a origem das tradições gaúchas que são tão valorizadas por seu povo.
 

Entendendo o Tradicionalismo Gaúcho

 

Uma das principais marcas da cultura do Rio Grande do Sul é o seu apelo a tradição, visando sempre manter vivos os hábitos culturais do povo gaúcho. E o movimento tradicionalista é tão importante que se tornou inclusive tema de estudo em monografias ao redor do país.
 

O tradicionalismo gaúcho é algo tão valoroso para seus membros, que durante eventos e festividades da população ele é citado como o maior movimento cultural popular do mundo. Valorizando a figura do gaúcho, ou gauchismo, o tradicionalismo é visto em diversos eventos e festividades que enaltecem a cultura local.
 

E é claro que isso atrai centenas de turistas anualmente, sempre curiosos para conhecer cada detalhe da riquíssima cultura gaúcha, como ocorre por exemplo na Semana Farroupilha que acontece todos os anos no mês de setembro.
 

A Semana Farroupilha é uma festividade tradicional gaúcha, que reúne homens e mulheres vestidos com roupas típicas comemorando a cultura local. Além disso, outras expressões culturais também podem ser apreciadas no evento como a dança e a comida típica da região, além de passeios por roteiros repletos de história.
 

Esse zelo pela cultura local é marca do povo gaúcho, que faz das tradições culturais um atrativo turístico, afinal, quem nunca se pegou curioso sobre qual o gosto do verdadeiro chimarrão?
 

E para viver essas experiências com real riqueza de detalhes, nada melhor do que conhecer pessoalmente as cidades tradicionalistas que enaltecem e comemoram a cultura gaúcha.
 

Além de claro, experimentar as delícias produzidas artesanalmente nas cidades gaúchas, como os chocolates, fondues, vinhos e queijos da região que são inclusive premiados em festivais gastronômicos reconhecidos.

TV GAÚCHA 2021 Todos direitos reservados